A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul. Cerca de 3,5 milhões de gaúchos fazem parte dos grupos prioritários, que são crianças maiores de seis meses e menores de 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há 45 dias, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e pessoas com problemas respiratórios, cardíacos e com baixa imunidade.
A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde pretende imunizar 303.750 pessoas em 49 municípios da Serra. Em Caxias do Sul, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 115.390 pessoas. As doses da vacina estão disponíveis à população nas 47 Unidades Básicas de Saúde das 8h às 16h30. Caxias abriu a campanha de vacinação, ainda no sábado, durante a Agenda da Comunidade no bairro Pôr do Sol.
Na manhã desta segunda, a procura na UBS Centro ainda era tímida. Até o meio dia pouco mais de 240 pessoas haviam sido vacinadas, sendo que destas 10 eram crianças, e as demais trabalhadores da área da saúde e idosos. No ano passado, a campanha começou dia 22 de abril. O atraso em 2015 ocorreu porque o Ministério da Saúde aguardou pela atualização de uma das cepas do vírus.
Mesmo assim, o RS começou a vacinação mais cedo, em relação aos demais Estados, onde a campanha inicia em 4 de maio. A antecipação é uma estratégia definida pela Secretaria Estadual da Saúde para imunizar as pessoas dos grupos de risco antes da chegada do clima frio, já que a vacina protege com mais eficácia três ou quatro semanas após a aplicação.
No dia 9 de maio está marcado o Dia D da campanha, sendo que nesta data as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas e as doses também estarão disponíveis em locais públicos como supermercados. Em Caxias, no Dia D, além das 47 unidades básicas de saúde, a vacina estará disponível nos mercados Zaffari dos bairros Lourdes, Centro e Exposição, e no Hipermercado BIG do Centro. A vacinação segue até o dia 22 de maio.
Saúde
Meta é vacinar mais de 300 mil pessoas contra a gripe na Serra Gaúcha
As doses da vacina protegem contra o influenza A (H1N1), A (H3N2) e B
GZH faz parte do The Trust Project