"O aeroporto está municipalizado. Só falta o ato formal. Será um presente de aniversário para a cidade". A afirmação foi feita ontem pelo prefeito Cezar Schirmer.
O chefe do Executivo já assinou o termo de convênio que oficializa a municipalização do aeroporto civil de Santa Maria. Em maio, o ato oficial de transferência deve reunir o comando da aeronáutica, o governo federal e o município. A partir daí, a prefeitura passará a ser a administradora do terminal de passageiros. Hoje, o local é gerido pela Base Aérea de Santa Maria (Basm) em conjunto com o município. Após a transição, será possível que as decisões relativas ao aeroporto sejam tomadas na cidade, com base nos interesses regionais.
Melhorias do aeroporto de Santa Maria com dinheiro federal aguardam a municipalização
- A região tem muito a ganhar com a municipalização. Nada mais justo que a cidade faça a gestão, passe as diretrizes, as prioridades. Credencia a prefeitura a fazer negociações com a Azul Linhas Aéreas e procurar outras empresas - explica Luiz Fernando Pacheco, presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism), entidade que tem participado das tratativas desde o começo.
Conforme o Secretário Municipal de Comunicação e Relações Institucionais, Rogério Assis Brasil, o convênio entre prefeitura, Aeronáutica e Secretaria de Aviação Civil deve ser assinado em maio. A data ainda não foi marcada pois depende da agenda dos representantes das três esferas, e o encontro pode ser em Santa Maria ou em Brasília.
- Santa Maria assumirá o terminal civil do aeroporto, no que tange aos passageiros. Controle de tráfego, bombeiros, regulação da pista, isso tudo segue com a Basm. No documento vai estar tudo delimitado - explica Assis Brasil.
Aeroporto ganhará Raio X
Independentemente da municipalização, dentro de pouco tempo o aeroporto deverá ter uma esteira de Raio X para a inspeção das bagagens de mão dos passageiros. O aparelho está comprado, mas por questões técnicas ainda não foi instalado.
A partir de 10 de maio até 30 de agosto, a Azul operará apenas um voo diário, à tarde, entre Santa Maria e Porto Alegre. A frequência também foi reduzida das viagens entre a capital gaúcha e Pelotas e até Foz do Iguaçu.