Dilma Rousseff conversou por telefone com o governador de Santa Catarina (SC), Raimundo Colombo, nesta terça-feira. A presidente ofereceu ajuda para os problemas enfrentados em decorrência do tornado que atingiu o município de Xanxerê, na região oeste do Estado, deixando dois mortos e pelo menos mil pessoas desabrigadas.
Dilma colocou toda a estrutura do governo federal à disposição de Santa Catarina e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que já está no Estado, irá visitar as áreas atingidas nesta quarta-feira cedo. Uma tropa com 100 homens do Exército foi deslocada para a região a fim de ajudar na remoção dos escombros e na limpeza da cidade.
Sul e sudeste do Brasil formam segundo maior "Corredor de Tornados" no mundo
Tornado no Oeste de Santa Catarina pode ter atingido 250 km/h
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, por sua vez, anunciou a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas, que poderão dar entrada no pedido dos recursos, já nesta quarta-feira. Mas o processo de liberação do FGTS inclui a decretação de Estado de Calamidade Pública pelo município, o que deve ser providenciado pelo prefeito.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil está em contato com a Defesa Civil do Estado para o levantamento dos estragos e definição de outras providências por parte do governo federal.