* Zero Hora
As cinzas do vulcão chileno Calbuco já cobrem grande parte do Rio Grande do Sul na manhã deste sábado, conforme mostram imagens de satélite. Segundo a Climatempo, apenas o Extremo Norte não está encoberto pela nuvem. O meteorologista do Grupo RBS Cléo Kuhn diz que as cinzas estão a uma altitude de 13 mil metros e, por isso, não afetam voos.
Fotos impressionantes mostram a erupção de vulcão no Chile
Voo da American Airlines é cancelado no Salgado Filho
O fenômeno chegou mais fraco ao sul do Brasil. Ao contrário do Chile e da Argentina, que tiveram chuva de cinzas, no Rio Grande do Sul, os gaúchos poderão ver uma névoa durante o dia e um céu mais acinzentado. A Infraero informou que o fenômeno não afeta as operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital. O terminal está aberto e opera por instrumentos por causa da neblina.
O vulcão Calbuco, localizado na região de Los Lagos, no Chile, entrou em erupção duas vezes, na terça e na quarta-feira, lançando uma enorme coluna de fumaça e de cinzas, mas também expelindo rochas, depois de ter passado 54 anos adormecido. O Calbuco tem 2 mil metros de altura e está a mil quilômetros ao sul de Santiago.
Na quinta, as cinzas chegaram a Argentina na forma de uma névoa dispersa. Apesar de não ter sido percebido pela população, o fenômeno chegou a cancelar voos no aeroporto de Buenos Aires. A American Airlines suspendeu viagens por precaução. Outras companhias - como Delta, Air France e United - também alteraram suas programações.