A gestão do hospital regional de Santa Maria deve ser motivo de uma nova reunião. Dessa vez, o encontro, ainda sem data definida, será entre secretários municipais de Saúde da Região Central, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o governo do Estado. Neste novo encontro, a ideia é que os municípios possam mostrar eventuais alternativas à gestão da unidade hospitalar, de R$ 45 milhões, que está praticamente conlcuído, mas segue sem previsão de entrega.
Na audiência pública desta sexta-feira, que foi proposta pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o deputado federal Osmar Terra (PMDB) defendeu que agestão do regional não fique com a Ebserh. No final de 2014, na gestão de Tarso Genro (PT), foi assinado um termo de cooperação com a empresa. Porém, o atual comando do Piratini sinaliza com uma possível mudança na gestão.
Terra elevou o tom ao dizer que é "falaciosa a ideia de que a Ebserh injetará recursos públicos na gestão do hospital regional". Para ele, essa afirmativa é uma armadilha. O parlamentar sustenta que há outras saídas como, por exemplo, buscar a Rede Sarah ou até mesmo instituições filantrópicas.
O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), falou não ter contrariedade à Ebserh. O chefe do Executuivo municipal reiterou que o foco da discussão deve ser uma saída que viabilize o começo das atividades do regional e, por consequência, o começo dos serviços.
Saúde
Audiência debate futuro do hospital regional de Santa Maria
Encontro conta com a presença de lideranças de saúde e de políticos
Marcelo Martins
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project