Dos 95 feridos durante o tornado de Xanxerê, no Oeste do Estado, 10 ainda permanecem internados em três hospitais de Xanxerê e Chapecó. Bombeiros relatam casos de pessoas com membros amputados, encontrados debaixo dos escombros. Os casos mais graves são de Gabriel Sutil, de 8 anos, e Lurdes de Oliveira, 63 - ambos em coma induzido em Chapecó.
- Não dava para caminhar no hospital. Era gente por todo lado, pelos corredores - descreveu o prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini.
Um dos sete internados do Hospital São Paulo, também em Xanxerê, é Venâncio de Camargo, de 27 anos. Ele trabalhava na obra de um supermercado, no Bairro Bortolon, quando a estrutura desabou.
- Ele foi para o hospital carregando uma das pernas - contou a mãe, Lúcia Gonçalves da Silva, 58 anos, que ontem saiu da cidade gaúcha de Iraí, a 130 quilômetros, para ver o filho.
Em Chapecó, Ágata Hlusko, de cinco anos, está próxima de ter alta e ser liberada do hospital.
O mesmo não pode ser dito de Gabriel Sutil, de oito anos. A mãe Cristiane Sutil diz que o estado do filho é grave - tanto que está tentando transferir o menino para um hospital de um grande centro.
Já a irmã de Gabriel, Anna Kellen, de cinco meses, teve alta e está com avó, Ivanir Ferreira da Luz - que também teve duas costelas fraturadas. O pai das duas crianças, Alcimar Sutil, morreu com o desabamento da casa onde estava com os filhos.
SITUAÇÃO
DOS FERIDOS
Quatro pessoas estão em situação estável e devem receber alta em breve. Outras seis, entretanto, continuam necessitando de atenção médica. Saiba abaixo como estão as vítimas do tornado em Xanxerê e Ponte Serrada:
Hospital Regional do Oeste
Gabriel A. da Luz Sutil - 8 anos - Está internado na UTI em estado grave. Situação de coma induzido, respirando por aparelhos. Teve traumatismo craniano. Gabriel morava no bairro Tacca e a casa onde morava desabou. Seu pai, Alcimar Sutil, morreu na hora. Mesmo assim, segundo vizinhos, ele conseguiu proteger os dois filhos, Gabriel, de oito anos, e a irmã, de cinco meses.
Lourdes Lima de Oliveira - 63 anos - Internada na UTI em estado grave, em coma induzido. Respira por aparelhos.
Hospital da Criança
Ágata Nicoli Hlusko - 5 anos - Foi transferida na quinta-feira do Hospital Regional do Oeste para o Hospital da Criança. Estava na casa de amigas na hora do tornado e teve um ferimento no pescoço quando o telhado desabou. Deve ter alta entre a noite de quinta feira e a manhã desta sexta-feira.
Hospital São Paulo
Otávio Albani - 63 anos - Estava trabalhando numa distribuidora de medicamentos quando o barracão caiu por cima. O colega Deonir Comin, que estava ao lado, morreu durante o desabamento. Albani teve parte da pele do braço arrancada, decepou o dedo direito e teve vários hematomas nas costas. Deve ter alta em breve.
Valdecir Machado - Trabalhava na obra de um supermercado, no bairro Bortolon, quando começaram a cair os pré-moldados da parede. Quadro estável.
Valêncio de Camargo - 27 anos - Trabalhava na obra de um supermercado, no bairro Bortolon, quando começaram a cair os pré-moldados da parede. Teve uma perna parcialmente amputada e foi para o hospital carregando o membro. Fez nova cirurgia na tarde desta quinta-feira para reconstituição.