Combatentes da Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP) assumiram nesta sexta-feira o controle do quartel-general do exército no Iêmen em Moukalla, no sudeste do país, e estenderam seu controle sobre a capital da província de Hadramout, invadida na quinta. Segundo fontes de segurança e moradores da região, apenas o aeroporto e campos militares ainda não foram conquistados.
Al-Qaeda ataca prisão no Iêmen e liberta 300 detentos
Al-Qaeda planeja ataques no Ocidente em "grande escala", diz Reino Unido
Líder da Al-Qaeda no Iêmen assume ataque à revista Charlie Hebdo
Leia as última notícias de mundo
- Tomaram nesta sexta à tarde o quartel-general do 2ª batalhão, sem resistência. O general Mohsen Nasser Muthanna e seus soldados se retiraram para enfrentar os islamitas nos acampamentos militares ao redor do aeroporto - afirmou um oficial militar sobre a ação dos insurgentes.
A tomada do quartel teria sido precedida de confrontos limitados. Logo, no entanto, os combatentes islâmicos apreenderam um tanque e dois veículos blindados, que foram posicionados na entrada do batalhão.
Pouco antes, os extremistas islâmicos conseguiram tomar o porto da cidade, também sem resistência, de acordo com a mesma fonte. Ao final da tarde, eles desfilaram em veículos abertos pela capital de 200 mil habitantes, ostentando a bandeira preta da AQAP. Em pânico, a população começou a fugir para buscar refúgio em locais mais seguros fora da cidade.
* AFP