Estacionados às margens da BR-101, entre os quilômetros 22 e 25, em Três Cachoeiras, cerca de 500 caminhoneiros bloqueiam parte da rodovia, de forma pacífica, na manhã desta quinta-feira. Os manifestantes abordam colegas e pedem que eles se juntem ao movimento, que começou à meia-noite.
Caminhoneiros bloqueiam sete pontos no Estado. Confira quais são:
Leia as últimas notícias do dia
Cem caminhoneiros protestam na BR-470, em Veranópolis
Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha o protesto, que não impede o fluxo de veículos leves. Segundo o chefe da 3ª DPRF, Alexandre Bergamaschi, a mobilização é menor do que a que ocorreu no final de fevereiro, quando esse trecho da BR-101 transformou-se em um dos principais focos nacionais da greve dos caminhoneiros.
Caminhoneiros que se recusaram a parar nos bloqueios tiveram o para-brisa quebrado
Foto: Tiago Bitencourt / Agência RBS
- Em mensagens pelo Whatsapp, às quais tive acesso, eles estão orientando até as pessoas a não saírem de casa, a princípio, pois o suporte não será grande. Estamos atentos e, por enquanto, não há incidentes - afirma Bergamaschi.
A principal reivindicação dos caminhoneiros é uma tabela para frete, que não foi acordada em encontro com o governo federal. O movimento alega que, com o excesso de veículos, não há uma concorrência justa de mercado.
Saiba onde há interrupções:
BR-101: Três Cachoeiras, no km 22
BR-386: Soledade, no km 243
BR-470: Veranópolis, no km 181
BR-285: Ijuí, no km 463
BR-472: Santa Rosa, km 155
BR-386: Frederico Westphalen, km 36
RSC-287: Venâncio Aires, km 67
* Zero Hora