O número de vagas de trabalho oferecidas pela Codeca para apenados do Instituto Penal de Caxias do Sul passou de 40 para 20. A alteração no convênio com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Estado.
Conforme o diretor do Departamento de Limpeza Urbana da Codeca, Mauro Cavagnollo, o ajuste foi feito porque a empresa, nos mais de 10 anos de parceria, nunca empregou 40 detentos. Segundo ele, o número sempre foi de, no máximo, 20 apenados. Em 2014, a média foi de 14 presos trabalhando na companhia.
Além disso, ele destaca que a empresa não tem estrutura para receber um número tão grande de apenados:
- Em termos operacionais, impossível utilizar 40 apenados. No passado, foi colocado esse número para tentar efetivar, mas é impossível com a infraestrutura que nós temos utilizar essa força de trabalho.
Hoje, a Codeca emprega 10 apenados do semiaberto. Eles trabalham como auxiliar geral e na coleta de lixo. Os detentos recebem por mês o valor de um salário mínimo regional. A quantia é repassada pela Codeca para a Susepe. Além disso, os apenados recebem remição, ou seja, três dias de trabalho diminui um dia da pena.