Na tarde desta quinta-feira, foi realizada mais uma reunião do Polo de Defesa de Santa Maria, grupo formado por empresários do setor de defesa e segurança, representantes de entidades e do setor público, como Exército, Aeronáutica e Marinha. A reunião tratou de assuntos relacionados ao desenvolvimento das empresas do setor e do estreitamento das relações com as Forças Armadas.
Entre 14 e 17 de abril, representantes da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) e empresários da cidade participarão da LAAD, maior feira internacional do setor de defesa e segurança da América Latina, no Rio de Janeiro. O estande será ocupado pelo Setor de Defesa e Segurança do Rio Grande do Sul, que reúne a Adesm, o Santa Maria Tecnoparque Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e o Comitê da Indústria de Defesa da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Comdefesa/Fiergs).
Também foram apresentados os temas a serem tratados e as atividades previstas para este ano, como o 2º Seminário Internacional de Defesa (Seminde), em setembro. Além disso, duas empresas com grande potencial para fornecer tecnologia e equipamentos para as Forças Armadas apresentaram o seu trabalho.
A AVMB desenvolve softwares de gestão adaptados para o setor público, produzindo sistemas que se adequam aos processos já implementados em universidades, prefeituras e demais órgãos públicos. Com 72 especialistas, a empresa tem clientes em todo o país. Um de seus projetos pilotos está sendo desenvolvido em parceria com a 3ª Divisão de Exército, com sede em Santa Maria. A AVMB também deve expor na LAAD.
A SM Tecnologia adapta carros para serem usados como viaturas militares e policiais e fabrica os equipamentos de iluminação usados nessas viaturas. Parte da produção é feita em Santa Maria, e outras etapas, em São Paulo e Rio de Janeiro.