Ainda em fase de formação, a área de baixa pressão que pode se transformar no ciclone Cari tem causado chuvas fortes em alguns pontos das regiões Sul e Sudeste desde o fim de semana. Contudo, como está concentrado sobre o Atlântico, não deve chegar com intensidade ao continente, e a expectativa é que já tenha se afastado do Brasil na sexta-feira.
Aproximação de ciclone traz chuva e ventos fortes até quarta no Estado
Até lá, há previsão de chuva forte, principalmente entre as faixas litorâneas de Santa Catarina e São Paulo, onde se concentram áreas de instailidade. No Rio Grande do Sul, a chuva pode chegar com intensidade no Litoral Norte até quarta-feira, mas logo se afasta.
- A preocupação maior é para quem vai navegar em alto-mar, porque o aumento na velocidade dos ventos deixa as águas agitadas. Mas isso não deve trazer grandes transtornos para quem está nas cidades - avalia a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.
Na quinta-feira, há expectativa de ressaca no mar catarinense, mas a área de baixa pressão já começa a deixar as proximidades do continente. Antes, porém, é possível que essa formação cresça para se transformar em um ciclone subtropical, que levaria o nome de Cari ("homem branco", em tupi-guarani).
O meteorologista Tiago Robles, da Somar, avalia que pode chover com intensidade em diversos pontos desde o Litoral Norte gaúcho até o sul do Espírito Santo, mas "nada fora do normal".
- Algumas cidades podem ter pontos de alagamento e registro de ventos intensos, além de mar agitado, principalmente na quarta-feira. Mas não deve ser algo muito intenso, e o ciclone logo se afasta.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) acompanha a formação para definir, possivelmente até quarta, se será necessário emitir um alerta sobre sua aproximação. O meteorologista Fábio Rocha explica que, até que seja confirmado se trata-se ou não de um ciclone subtropical, não é possível saber o real impacto dessa área de baixa pressão.
Até lá, porém, o instituto informa que há previsão de pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, concentradas em parte do Centro-Oeste e Sudeste do país.
Defesa Civil está em alerta no Litoral
A Defesa Civil está em alerta com a previsão de chegada de um ciclone extratropical no litoral gaúcho e de Santa Catarina. Municípios do Litoral Norte, como Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa e Tramandaí, estão mobilizados como medida de prevenção aos possíveis danos causados pelos ventos e pela chuva.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o coordenador da Defesa Civil do Litoral Norte, major André Porto, disse que mesmo sem confirmação, o alerta de nível médio foi emitido para tentar minimizar o impacto dos temporais:
- Por enquanto, o ciclone está estacionado e não temos ainda uma previsão se ele atingirá a costa ou se ficará somente no mar. Desde aquele evento que ocorreu em Torres, com o furacão Catarina, as prefeituras aprenderam que precisam se mobilizar e ficar em alerta para minimizar os estragos que poderão ocorrer.
O alerta fez com que as aulas fossem suspensas nesta terça e na quarta-feira em Arroio do Sal. A cidade possui seis escolas municipais e duas estaduais, atendendo cerca de 1,5 mil alunos.
* Zero Hora