Com o apoio do governador José Ivo Sartori, o deputado estadual Ibsen Pinheiro foi aclamado neste domingo presidente do PMDB do RS. Ibsen, 79 anos, já havia comandado o diretório do partido no Estado entre 2010 e 2012. Ele sucederá ao deputado Edson Brum, hoje presidente da Assembleia.
A escolha de Ibsen para o cargo teve forte influência de Sartori. Ainda em dezembro, quando o PMDB teve a possibilidade de estender o mandato de Edson Brum sem eleição devido a uma decisão da direção nacional, movimentos políticos do partido pressionaram pela realização de um novo pleito. Sartori era um dos que queria evitar uma disputa interna, mas que preferia Ibsen, e não Brum, no comando da sigla.
Edson Brum e o deputado federal Alceu Moreira cogitaram concorrer, mas fecharam um acordo para evitar o desgaste de uma nova eleição e puderam indicar nomes para a Executiva.
Após ser aclamado para o cargo, Ibsen disse que terá três tarefas à frente do partido:
- Uma delas, evidentemente é apoiar o governo Sartori, com a visão de participação e de contribuição. Outro objetivo é buscar ações e preparar para as eleições de 2016 junto aos municípios. E, por fim, é perceber a visão do país, que exige dos partidos políticos, protagonismo. Esta pode ser uma saída para a crise.