Uma greve geral prevista para terça-feira na Argentina vai afetar os voos internacionais com destino ao país. As três companhias aéreas que oferecem passagens no Aeroporto Internacional Salgado Filho - TAM, GOL e Aerolíneas - já confirmaram cancelamentos em Porto Alegre.
De acordo com o jornal Clarín, os sindicatos dos trabalhadores de transportes da Argentina prometeram cruzar os braços por 24 horas contra o imposto que incide sobre os salários. Além dos aeroportos, serviços como ônibus, trens, caminhões, bancos, portos, Justiça e escolas também serão afetados.
Em nota, a TAM Linhas Aéreas informou que os voos de e para os aeroportos de Córdoba, Rosário e Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), desde a noite desta segunda-feira até a noite de terça-feira, serão cancelados devido à paralisação.
A companhia avisa que os clientes que forem impactados poderão remarcar a data da viagem para os próximos 15 dias sem qualquer custo, de acordo com a disponibilidade de assentos, ou optar pela mudança do destino, sem multas, sujeito às diferenças tarifárias correspondentes. Para isso, no Brasil, os clientes devem entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do telefone 4002-5700 (capitais) e 0300-570-5700 (demais localidades). Na Argentina, o telefone é 0810-333-3333.
A Aerolíneas Argentinas também emitiu um comunicando avisando que as operações de segunda à quarta-feira poderão sofrer alterações. Partindo de Porto Alegre, os voos das 9h35min e das 19h05min com destino a Buenos Aires foram cancelados.
Para minimizar os inconvenientes, a empresa oferece remarcação dos voos sem cobrança de multa ou taxa de remissão para viagens até 30 de junho. Outra possibilidade é pedir reembolso de 100% dos bilhetes. Dúvidas poderão ser tiradas pelo telefone 0800-000-5050.
Um comunicado da GOL informa que seis voos da companhia previstos para terça-feira com destino ao Aeroporto de Aeroparque (Buenos Aires) foram cancelados e que clientes impactados estão sendo contatados pela companhia para reacomodação em outros voos. A empresa orienta, ainda, que os passageiros dos voos que partem ou se destinam para a Argentina entrem em contato com o SAC 0800 704 0465, no Brasil, ou pelo telefone 0810 2663 131, na Argentina.
A GOL destacou que não está medindo esforços para minimizar os impactos a seus clientes e aqueles que preferirem poderão remarcar suas viagens sem taxas.
* Zero Hora