Produtos foram reconhecidos no 2º Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar. O concurso foi na semana passada, na Expoagro Afubra, em Rio Pardo. A seguir, saiba mais sobre os vencedores das duas categorias: inventor e empresa.
Trator compacto multitarefa
Projetado para pequenos agricultores, principalmente os que cultivam uva e café, o trator 1640 super compacto da Tramontini levou cerca de dois anos para ser desenvolvido. Com velocidade máxima de 30 km/h e peso de 1.790 quilos, comporta até três toneladas de carga e custa R$ 58 mil.
Gerente comercial da fabricante, Docelino Santos explica que a meta foi mesclar segurança, ergonomia, potência e agilidade no trabalho:
- Ele é capaz de manobras variadas com boas condições operacionais. Também é possível usá-lo tanto para plantio quanto para puxar arado ou pulverizar.
Do solo até a base do banco, o trator tem 90 cm de altura. A largura é de 1,17 metro. Isso permite, segundo Santos, até a circulação em corredores de aviários, por exemplo. Com potência de 40cv, a máquina ainda tem um sistema anticapotamento reclinável.
Plantador de mandioca
(Foto Lula Helfer, Afubra, Divulgação)
Samuel Adolfo Zart criou uma máquina capaz de facilitar a mão de obra, reduzir o tempo de trabalho e melhorar a qualidade do plantio manual de mandioca. Pronto há um ano, o implemento estará em breve no mercado.
- Elimina-se o trabalho de picar o caule em pedaços antecipadamente e de ter de abrir buracos para enterrar a maniva (muda). E mais: uma pessoa só faz a operação de plantio - explica.
Zart frisa que a uniformidade e melhor posição ao plantar acelera a brotação. O resultado é uma produtividade até 30% maior:
- Só o implemento não resolve, mas ajuda. E o custo será acessível.Para saber mais detalhes sobre o plantador, basta enviar e-mail para inovetecrgs@gmail.com.