Um barco de pesca ancorado afundou na manhã deste domingo (8) no Rio Tramandaí, em Imbé, no Litoral Norte gaúcho. Segundo a Brigada Militar, houve vazamento de óleo na água, causando dano ambiental. As informações são da Rádio Gaúcha.
A Marinha foi acionada para fazer barreira de contenção e drenar o produto. O Corpo de Bombeiros também auxiliou na retirada de óleo, evitando maiores danos.
O barco estava vazio e ninguém se feriu na ocorrência.
No fim da tarde deste domingo, a Marinha divulgou uma nota de esclarecimento. Confira:
O Comando do 5º Distrito Naval em relação à nota publicada no site Zero Hora, ClicRBS e Rádio Gaúcha, no dia 8 de março de 2015, sobre o naufrágio da embarcação "Vó Ligia", no Rio Tramandaí, esclarece que, aproximadamente às 9h desse domingo (8), a Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí foi comunicada pela Brigada Militar de Imbé/RS que a embarcação pesqueira "Vó Ligia" estava adernada e assentada ao fundo, parcialmente submersa no costado dos trapiches de Imbé/RS. Logo em seguida, uma equipe de Inspeção Naval foi mobilizada para ir até o local e verificar a situação da embarcação. Às 9h30min, a equipe chegou na localidade e apurou que o pesqueiro estava encostado ao fundo com uma pequena quantidade de resíduos oleosos do motor da embarcação na água e parcialmente submerso. Foi acionado o Centro de Defesa Ambiental da Transpetro em Tramandaí para instalação de barreiras de contenção para evitar a poluição hídrica.
Às 10h, foi iniciada a reflutuação do pesqueiro pelo proprietário, com o auxílio da Transpetro. A equipe de militares da Marinha acompanhou a ação, que foi concluída, às 11h, com êxito. O proprietário da embarcação foi notificado pelo incidente. A Marinha do Brasil instaurará um inquérito administrativo para apurar os fatos da navegação.