Elas têm equilíbrio na composição, são fáceis de degustar e levam uma pitada de criatividade. Após analisar 874 rótulos distribuídos em 117 categorias conforme o Guia de Estilo Brewers Association - que segue o padrão americano -, 36 jurados elegeram as melhores bebidas da terceira edição do Concurso Brasileiro da Cerveja. Aroma, amargor, facilidade na hora de beber, cor e aparência são os quesitos avaliados. Mas é sempre algo ousado que se destaca.
O Santa reuniu mestres-cervejeiros, especialistas e apreciadores da bebida para analisar as três cervejas com maior pontuação e as medalhas de ouro do Vale do Itajaí. Durante o concurso - que ocorre antes do festival - os jurados, reconhecidos no Brasil e no mundo, analisam se os rótulos têm as características do estilo no qual estão inscritos.
A combinação de ingredientes exóticos e o equilíbrio no sabor são regras. Se no ano passado a melhor cerveja levou açaí - a Açaí Stout, da Amazon Beer -, neste ano foi o manjericão que conquistou os jurados. Fernanda Meydon, da comissão organizadora do concurso, explica que a criatividade das cervejarias pesa muito na hora da escolha:
- Além de ser boa, os jurados avaliam se a cerveja tem defeito ou não, se ela está de acordo com o estilo e se há alguma combinação diferente que chame a atenção.
Proprietário da Tupiniquim, eleita a cervejaria do ano, Alex Ribeiro explica que hoje o consumidor quer experimentar algo novo e diferente, por isso combinações exóticas como cervejas com caju, farinha de polenta e amora entram no cardápio de rótulos:
- É necessário ter uma diversidade de aromas e sabores. O público está refinando o paladar e temos que acompanhar este processo. Mas nem sempre elas caem no gosto popular.
Amanda Demarchi esperou até as 21h de quarta-feira, quando começou o festival, para provar a vencedora Basilicow, feita com manjericão fresco pela Seasons Craft Brewery. Tomou um gole e passou o copo aos amigos, que tiveram a mesma impressão que ela:
-Tem mais gosto de manjericão do que de cerveja. Mais do que um copo não dá.