As forças armadas da Coreia do Sul aumentaram o nível de alerta e vigilância, após o lançamento de mísseis vindos da Coreia do Norte, na sexta e no domingo. Segundo o porta-voz do ministério da defesa de Seul, os cinco mísseis táticos de curto alcance que caíram no mar do Japão, foram lançados próximos à fronteira sul do país, em um intervalo de 50 minutos.
Este foi o segundo lançamento de mísseis do ano, já que na última sexta, outro treinamento foi realizado com a supervisão do líder norte-coreano Kim Jong-un.
O lançamento de mísseis do lado norte da Coreia é uma resposta aos ensaios militares que a Coreia do Sul irá fazer no mês de março, em conjunto com os Estados Unidos. Atualmente há 28,5 mil militares americanos deslocados na Coreia do Sul, onde são feitos exercícios militares como preparação para o caso de ataques vindos da Coreia do Norte.
As duas Coreias estão tecnicamente em guerra após o término do conflito na península - entre 1950 e 1953 o qual encerrou com um cessar-fogo, sem tratado de paz.
* Agência Brasil