Com as mais diversas oferendas a tira colo, milhares de pessoas foram ao Litoral Norte do Estado na noite domingo e na madrugada de segunda-feira agradecer e prestar homenagens a Iemanjá, orixá para os umbandistas e santa, Nossa Senhora dos Navegantes, para os católicos.
Para reverenciar a divindade em Cidreira, o integrante do grupo de tamboreiros do Centro Afro Umbandista de Ogum e Oxum, Antônio Bragança, reservou desde quarta-feira o espaço na praia para a manifestação do grupo. Antes da festa, ficou de vigilante do local.
>>> Festa da fé deve mobilizar milhares de pessoas em Porto Alegre e no Litoral
>>> Feriado de Nossa Senhora de Navegantes: confira o que fecha e o que abre em Porto Alegre nesta segunda-feira
Foram quatro dias de revezamento entre os integrantes para garantir o espaço que recebeu o cardápio de oferendas formado por bebidas, frutas e doces.
- Vale a pena porque é uma religião que me fortalece, eu gosto, a gente ajuda pessoas que vem de outras cidades exclusivamente para tomar o passe.
"É a coisa mais linda do mundo"
Movidas pela mesma fé que entusiasma Antônio, as amigas Sandra Gusmão, 52 anos, mãe de santo, e a promotora de vendas, Rosimeri Carvalho Costa, 51 anos, vieram de longe e superaram obstáculos da rotina para homenagear a divindade. No banho de mar, ambas se emocionaram.
- Faz dez anos que vou para o Cassino e esta é a primeira vez que estou aqui. É a coisa mais linda do mundo quando estamos no mar agradecendo. Faço com muita fé e amor - conta a mãe de santo Sandra, que veio de Santa Maria, a 290 km da Capital e 414km de Cidreira.
Leia as últimas notícias do Diário Gaúcho
As amigas trouxeram cocada, merengue, espelho e pente para oferecer à santa. Rosimeri veio de mais perto, Novo Hamburgo, mas não deixou de estar presente mesmo com o horário de trabalho apertado. Às 7h de segunda-feira ela já estava na loja em que trabalha. Retornou de madrugada. Realizada.
- Vale a pena esse esforço. Me identifico muito e tenho muita fé, se não tiver fé, não se consegue nada nessa vida.
Curta a página do DG no Facebook