O Porsche Cayenne Turbo S de Eike Batista, apreendido pela Polícia Federal, foi visto circulando pelo Rio de Janeiro na terça-feira. Mas quem estava ao volante era o juiz titular da 3ª Vara Federal Criminal fluminense, Flávio Roberto de Souza - o mesmo que determinou o recolhimento dos veículos.
Topo da linha de utilitários esportivos da marca alemã, o Cayenne Turbo S é vendido no Brasil a R$ 969 mil e apenas por encomenda. Com esse valor, seria possível comprar quase 36 Fiat Palio, modelo mais vendido em 2014 no Brasil. A versão 2014 do carro de Eike, pela tabela Fipe, vale R$ 716,79 mil. Com motor de 570 CV, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (veja mais números sobre os carros abaixo).
Piano de Eike Batista também foi levado para condomínio do juiz
Juiz diz que estava com Porsche para proteger o carro do sol e chuva
Na garagem do apartamento pessoal do juiz estava também outro utilitário esportivo: uma Toyota Hilux SW4 SRV 4x4. Mais modesto, o modelo 2015 custa R$ 184,85 mil. O de Eike, 2008, é avaliado em R$ 88,36 mil pela Fipe.
O terceiro veículo apreendido pela polícia é o Land Rover Range Rover Vogue SE de Thor Batista, filho do empresário. Ano modelo 2013, vale R$ 497,82 mil, segundo a tabela de usados - novo, sai por R$ 630,5 mil. Motor V8 5.0 turbo com 510 CV, acelera até 100 km/h em 5,4 segundos e chega a 225 km/h.
Justiça suspende leilão dos veículos de Eike Batista
Mulher de Eike Batista ironiza conduta de juiz que usou carros
Veja algumas comparações para entender o "valor" dos carros de Eike:
- Seriam necessários mais de 7 carros populares, com em média 75 CV a 80 CV para chegar à potência de 570 CV do Porsche Cayenne Turbo S de Eike Batista.
- Seriam necessários mais de 6 carros populares, com em média 75 CV a 80 CV para chegar à potência de 510 CV do Land Rover Range Rover Vogue SE de Thor Batista.
- No Brasil, em 2014, havia 39 Porsche Cayenne Turbo S registrados, nenhum deles no Rio Grande do Sul, mas 1 em Santa Catarina. São Paulo tinha 24 unidades, o maior volume entre os estados.
- No Brasil, em 2014, havia 126 Land Rover Range Rover Vogue SE registrados, 4 deles no Rio Grande do Sul - 3 em Porto Alegre e 1 em Camaquã.
- No Brasil, em 2014, havia 73.778 Hilux SW4 SRV 4x4 registrados, 4.826 deles no Rio Grande do Sul, volume maior que no Rio de Janeiro, com 3.332 unidades.
- Com os R$ 969 mil do Porsche Cayenne Turbo S, seria possível comprar quase 36 Fiat Palio, modelo mais vendido em 2014 no Brasil.
- Somados, os três veículos valem cerca de R$ 1,302 milhão, o suficiente para comprar 48 Fiat Palio Fire, ou 43 Volkswagen Gol Special.
CONHEÇA OS CARROS
Porsche Cayenne Turbo S
Novo: R$ 969 mil
O de Eike, 2014: R$ 716,8 mil
Motor: V8 de 570 cv
Destaques de série:
- Câmbio automático de oito velocidades
- Turbocompressor e intercooler
- Tração integral com controle ativo e diferencial automático
- Faróis bixenon e LED
- Volante multifuncional com borboletas para troca de marchas
- Assistência de mudança de faixa
- Três câmeras de ré HD
- Assistente de estacionamento
Land Rover Range Rover Vogue SE
Novo: R$ 650,3 mil
O de Eike, 2013: R$ 497,8 mil
Motor: V8 5.0 de 510 cv
Destaques de série:
- Câmbio automático de oito velocidades
- Ignição sem chave, com botão liga-desliga
- Faróis de xenon e LED
- Sistema de câmeras 360°
- Rodas de 21"
- Teto solar panorâmico
Toyota Hilux SW4 SRV 4x4
Novo: R$ 184,8 mil
O de Eike, 2008: R$ 88,36 mil
Motor: 3.0 de 171 cv
Destaques de série:
- Computador de bordo
- Sistema multimídia com TV digital e leitor de DVD
- Câmera de ré
- Rodas de liga leve 17"
- Bancos e volante em couro
- Ar-condicionado automático e digital
Outro famoso carro de Eike vale mais de R$ 3 milhões
O Aventador é o modelo topo de linha da italiana Lamborghini. É considerado um ícone e foi apresentado no Salão de Genebra em 2012. Tem como características o arrojado visual com formas ousadas para melhorar a aerodinâmica, o uso de materiais e ligas leves para reduzir o pesos para reduzir o peso. O luxuoso acabamento utiliza materiais nobres como couro de alta qualidade. O preço no país passa dos R$ 3 milhões.
O superesportivo é movido por uma usina de força, ou uma cavalaria de elite. O motor V12 6.5 despeja incríveis 700 cv de potência (cerca de 10 vezes a potência de um propulsor 1.0 dos carros populares brasileiros).
Não é por acaso que ele está entre os carros mais rápidos do mundo. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e chega a velocidade máxima de 350 km/h. A produção é limitada em quatro mil unidades, poucas das quais rodam no Brasil.
* colaborou Gilberto Leal, do Pense Carros / Zero Hora