Um acidente com um ônibus que saía de Porto Alegre em direção a Tramandaí matou pelo menos seis pessoas, na tarde desta terça-feira. O veículo tombou depois de fazer uma curva na ERS-030, em Glorinha. Além dos mortos, mais de 20 passageiros do coletivo ficaram feridos. No último ano, as estradas gaúchas registraram pelo menos três acidentes com cinco vítimas ou mais.
O ano de 2014 começou com a morte de sete pessoas na BR-386, em Pouso Novo, no Vale do Taquari. Um caminhão e quatro veículos de passeio se chocaram no início da noite do dia 15 de janeiro. A colisão provocou o incêndio de dois dos carros que trafegavam pelo local. Além das sete vítimas fatais, outras quatro ficaram feridas.
Em abril, um caminhão bateu em um micro-ônibus que transportava pacientes, na BR-287, em São Vicente do Sul, na Região Central. O acidente, que levou ao tombamento do micro-ônibus, deixou seis mortos e outros 18 feridos. No momento da colisão, às 5h30min do dia 16 de abril, uma forte cerração pairava sobre o local.
Uma tragédia deixou também cinco mortos da mesma família, na ERS-446, em Carlos Barbosa. O acidente entre um carro e um caminhão ocorreu às 8h30min, do dia 27 de dezembro, quando a família rumava para Bom Princípio, a fim de passar a virada de ano. O motorista do caminhão e o caroneiro não se feriram.
Dados do Detran/RS mostram que caminhões são o terceiro tipo de veículo com maior envolvimento em acidentes com vítimas fatais. Até novembro de 2014, 14,8% dos acidentes no Estado tinham veículos de carga envolvidos. Automóveis (38,7%) e motocicletas (20,8%) lideram o ranking de ocorrências com pelo menos um óbito. Já os ônibus participaram de 3,4% dos acidentes fatais.
Os números apontam ainda que a maioria dos acidentes com caminhões ocorre em rodovias federais (46%), motivados principalmente por colisão com outro veículo (59%).
* Zero Hora