A polícia do Rio de Janeiro investiga o roubo de 193 motos do depósito do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado fluminense (Detro), ocorrido no dia 31 de dezembro em Fazenda Botafogo, na zona norte da capital. Ao inquérito, foi anexado um vídeo que circula pelas redes sociais de dezenas de motos trafegando pela rua. As informações são do jornal Extra.
O horário das imagens, ao amanhecer, coincidiria com o momento do crime. Celso Pinheiro Pimenta - conhecido como Playboy, chefe do tráfico no Complexo da Pedreira - teria comandado o roubo das motos. Acompanhado de cerca de 30 homens armados e de mais de 200 pessoas, inclusive crianças, o criminoso exigiu que seguranças do depósito abrissem os portões e avisou "presente de Natal, pode entrar", segundo uma testemunha.
Uma semana depois do crime, o próprio traficante teria mandado que as motos fossem devolvidas para impedir operações policiais em busca dos veículos. Noventa e sete motos já voltaram ao depósito do Detro.
O contrato do Detro com a empresa Rodando Legal, administradora do depósito, prevê câmeras de segurança no local. Porém, desde o ano passado, o prédio estaria sem o monitoramento. O departamento afirmou que os proprietários de veículos roubados "serão ressarcidos pela empresa de eventuais prejuízos".