Um estuprador condenado há 30 anos, que pediu autorização para morrer por motivos psicológicos, receberá eutanásia na Bélgica no próximo 11 de janeiro, anunciou neste sábado o jornal De Morgen.
A publicação afirma que Frank Van Den Bleeken, que passou os últimos trinta anos na prisão após múltiplas condenações por estupro e assassinato, receberá a eutanásia em uma prisão de Bruges, noroeste do país.
- A eutanásia será aplicada. Chegou a hora - declarou uma porta-voz do ministério da Justiça ao jornal flamengo, que divulgou a data.
Saiba onde a eutanásia é permitida e como o tema é tratado no Brasil
Bélgica autoriza menores a optar pela eutanásia
Eutanásia infantil atrai atenção mundial à Bélgica
Van Den Bleeken pede há anos que o Estado o ajude a morrer, alegando "insuportável sofrimento psicológico" - segundo os termos usados por seu advogado, Jos Vander Velpen. Seu pedido foi aceito em setembro do ano passado.
A Bélgica legalizou a eutanásia para alguns casos em 2002, tornando-se o segundo país implementar a prática após a Holanda. Em 2013, os belgas registraram um recorde de 1.807 casos de morte voluntária.
Garota de quatro anos pede ao rei da Bélgica que vete lei de eutanásia infantil
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Para que a autorização seja dada, é preciso que o paciente esteja em suas plenas faculdades mentais, consciente, e tenha formulado um pedido "de forma voluntária, refletida e ensaiada".
Van Den Bleeken, que se considera uma ameaça à sociedade, recusou sua liberdade antecipada, mas considerava suas condições de cárcere desumanas, segundo entrevista concedida a um veículo belga.
* AFP
Direito de morrer
Estuprador receberá eutanásia na Bélgica em 11 de janeiro
Frank Van Den Bleeken, que passou os últimos trinta anos na prisão, alega "insuportável sofrimento psicológico"
GZH faz parte do The Trust Project