O início da cobrança da Taxa de Preservação Ambiental para estrangeiros provocou filas na entrada principal de Bombinhas nesta quarta-feira. Os veículos começaram a ser parados por fiscais da prefeitura a partir das 9h. A maioria dos turistas se dispôs a pagar a taxa no posto ao lado da Vigilância Sanitária, mas houve quem reclamasse da demora e do congestionamento.
::: Como funciona a cobrança do pedágio em Bombinhas
::: Leia mais notícias sobre a TPA no blog Guarda-Sol
Álvaro Aguirre, do Uruguai, estava com um grupo de amigos e achou importante pagar a taxa. Já o argentino José Rotzen achou que a TPA era somente para estrangeiros e ficou irritado:
- Não nos explicaram pra que serve. Achamos um absurdo, porque se é pra preservação ambiental teria que ser todo ano e não só na temporada - disse.
O turista da Argentina Hernan Terroba foi avisado por amigos da taxa e fez uma avaliação positiva:
- Viemos todos os anos pra cá, estamos hospedados em Itapema com a família e viemos para Bombinhas passar o dia. Achamos importante essa taxa - opina.
Pagamento
O fiscais da TPA vão ficar na entrada do município diariamente das 9h às 19h. Se entrar na cidade antes ou depois desse horário, o visitante estrangeiro deverá procurar algum ponto de cobrança na cidade para fazer o pagamento durante a visita. Caso não pague, a cobrança não poderá ser enviada via Detran _ como ocorrerá com os demais turistas. O veículo, porém, ficará no cadastro de inadimplentes da taxa e poderá ser cobrado num possível retorno ao município.
- Até agora não tivemos caso de estrangeiro que se negou a pagar a taxa. São obrigados a pagar como todo mundo, é lei. Acredito que a prefeitura não vai precisar ser agressiva quanto a isso, até para não criar constrangimento - explica a prefeita Ana Paula da Silva.
Para apoiar a cobrança de estrangeiros, uma equipe da prefeitura também fará abordagens e orientações durante a permanência dos visitantes no município.