Tranquilidade à beira-mar com a família, uma praia deserta onde só se chega por trilha, muitas ondas para praticar esportes ou talvez um local calmo para mergulhar e descobrir as belezas marinhas. Não importa qual o tipo de praia que o turista procura, a resposta está em Santa Catarina. Com balneários que possuem atrações para variados perfis de visitantes, o Estado é privilegiado.
:: Confira mais notícias sobre o Verão 2015
A Ilha de Santa Catarina lidera na procura de turistas do Estado nesta época do ano. De norte a sul, cada praia do litoral da Capital tem uma característica para agradar os visitantes. Por exemplo, para quem gosta de surfe, as praias do leste são bem convidativas; mas quem chega com a família e quer apenas descanso, é melhor procurar águas mais brandas, normalmente em praias de enseada ou de frente para o Continente.
Para ninguém errar o alvo, a prefeitura de Florianópolis monta um guia do tipo de cada praia da cidade, que está disponível em www.vivendofloripa.org.br. Segundo a secretária Municipal de Turismo, Maria Cláudia Evangelista, o material é distribuído em pontos turísticos.
- A nossa cidade tem opções para todos os gostos, desde praias mais rasas, com água quente, até as de ondas maiores. Até por uma questão de segurança, para o turista saber onde é melhor levar a família, fizemos esse guia - conta a secretária.
A estrutura envolta da praia é responsabilidade do poder público e faz muito sucesso em regiões como Balneário Camboriú. No entanto, a natureza também influencia no público.
- O tipo de areia mostra como é a maré. Se a areia for fina, por exemplo, significa que o mar é calmo. Se for mais grossa, as ondas são mais fortes e por isso levam mais detritos para a orla - explica Jackson Trindade, proprietário de uma empresa que faz estudos sobre aterro de praias.
AS PRAIAS
JURERÊ INTERNACIONAL:
Bairro planejado e praia. Essa combinação atraiu restaurantes e casas de shows, ou beach clubs, para Jurerê Internacional, e virou ponto de encontro de jovens e endinheirados que visitam Santa Catarina no verão. Com mar tranquilo, a praia é frequentada também por famílias.
INGLESES:
A Praia dos Ingleses é um dos principais balneários da Ilha de Santa Catarina e um dos destinos favoritos dos visitantes, estrangeiros ou nacionais, que procuram suas águas cristalinas e mornas (com uma temperatura média de 22°C na temporada. O mar também pode ser uma boa pedida para quem vai levar a família e ficar com os pés na areia.
SUL CATARINENSE:
O litoral do sul de Santa Catarina também é repleto de atrações. Os surfistas preferem as praia de Imbituba e Garopaba, com destaque para a Praia do Rosa e a da Ferrugem. Seguindo pela BR-101, mais ao sul, é possível conhecer as belezas das praias de Laguna, que podem ser frequentadas por banhistas de todas as idades por causa do mar mais tranquilo. Fora da areia, o município ainda reserva diversos passeios pelo centro histórico.
MOLE:
Um pouco mais ao norte da Joaquina, a praia Mole também é reduto de surfistas e outros esportes no mar. A forte inclinação do com relação à linha dágua é um sinal de que o local é é indicado para crianças. Se no mar os surfistas fazem a festa, na areia é possível encontrar belas mulheres tomando sol, uma boa pedida para azaração.
PÂNTANO DO SUL:
A areia escura em alguns trechos e a água fria são pouco convidativas para quem pretende curtir a praia. No entanto, as principais atrações no Pântano do Sul ficam por conta de restaurantes de culinária açoriana, com direito a peixes e mariscos.
SEPULTURA (BOMBINHAS):
A vista paradisíaca da praia da Sepultura já faz de Bombinhas uma parada obrigatória para turistas, mas é apenas o começo. A água cristalina permite que os banhistas possam conhecer as belezas debaixo dágua. Com um snorkel é possível aproveitar bastante a praia. Outra opção são as empresas de mergulho, que permitem passeios até 20 metros de profundidade em algumas regiões.
LAGOA DA CONCEIÇÃO:
Stand up paddle, kitesurf, windsurf e outros esportes radicais são o chamariz das águas calmas da Lagoa da Conceição. O local é ideal para jovens e aprendizes de esportes na água.
LAGOINHA DO LESTE:
Se a intenção é buscar aventura e exclusividade, a praia da Lagoinha do Leste é uma boa opção. É possível chegar nela através de duas trilhas, o que pede um certo preparo físico para quem pretende visitar a região. Uma das trilhas pode durar até três horas de caminhadas. Para quem não quer encarar o exercício, há a opção de chegar de barco.
CENTRAL (BALNEÁRIO CAMBORIÚ):
Uma das cidades que mais atraem turistas em Santa Catarina, Balneário Camboriú também conta com diversas praias. A mais famosa, praia Central, chega a receber um milhão de pessoas na areia no Réveillon. Ideal para idosos, pelo fácil acesso e variedade de serviços, o local também é bastante frequentado por famílias. O mar é calmo e ideal para um banho refrescante.
CAMPECHE:
O mar pede atenção, mas não impede que o Campeche seja uma boa opção para a família. No entanto, como outras praias do Sul, a temperatura do mar costuma ser mais baixa do que a água em outras regiões da Ilha. A prática de esportes na areia também é comum no Campeche.
QUAL A SUA PRAIA?
Santa Catarina tem praias para todos os gostos
Famílias, idosos, descolados e turistas encontram em Santa Catarina um cardápio de opções no litoral que atende a diferentes tipos de expectativas. Confira qual se encaixa melhor com você
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: