A partir de segunda-feira (17), Santa Maria será sede do 1º Seminário Internacional de Defesa. O evento vai até a quarta-feira, dia 19 e vai reunir empresários brasileiros e estrangeiros, representantes das Forças Armadas, do governo e de centros de ensino. Eles vão discutir estratégias para o segmento de defesa, como as demandas de fornecimento, obtenção e nacionalização de bens e serviços das Forças Armadas e as oportunidades de negócio no setor no Estado.
Conforme nota divulgada pelo Piratini, Santa Maria foi escolhida por sua consolidação como polo de defesa. A promoção é da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), com a coordenação da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), prefeitura, Santa Maria Tecnoparque e Federação das Indústrias (Fiergs).
Durante o evento, no dia 17, ocorre a Sala do Investidor Itinerante. Essa parte da programação abre espaço para que empresas possam conhecer os incentivos oferecidos pelo governo gaúcho aos que desejam abrir ou ampliar as suas unidades produtivas.
Convênio
Ainda no dia 29 de outubro, AGDI, Fiergs, Adesm e Santa Maria Tecnoparque firmaram um convênio para promover a indústria de defesa no Rio Grande do Sul. O documento inclui a participação gaúcha na Feira Internacional de Defesa e Segurança (LAAD), no Rio de Janeiro, em abril de 2015, e um ciclo de palestras sobre simulação, defesa cibernética, veículos aéreos não tripulados (VANTs), blindados e microssatélites, além da 2ª edição do Seminário Internacional de Defesa.