O equipamento de tomografia do Hospital Pronto Socorro (HPS) de Canoas está estragado. O problema foi constatado no sábado (15). Segundo o secretário da saúde do município, Marcelo Bósio, o conserto já foi providenciado.
Já os dois equipamentos de Raio-X estão funcionando. Porém, em uma das salas ocorre a manutenção em uma porta de acesso. Com isso, apenas um equipamento está disponível.
Segundo a secretaria, o movimento no HPS é considerado baixo e não há interferência de tempo para exames de Raio-X. Já os pacientes para tomografia estão sendo encaminhados para o Hospital Universitário.
No entanto, ouvintes relataram que aguardaram a realização dos exames por horas durante o fim de semana. À tarde, a secretaria de saúde de Canoas vai divulgar uma previsão de quando os equipamentos voltarão a realizar exames.
O HPS realiza, em média, 50 tomografias e 250 exames de raio-x, por dia, nos fins de semana. De acordo com a prefeitura, o início da semana tem a menor demanda. Na quinta, sexta e sábado o atendimento aumenta consideravelmente.