A educação e o ioga podem formar uma bela dupla. Essa é a proposta do Educando para a Paz, projeto que acontece na E.M.E.F Caldas Júnior, em Caxias do Sul. O projeto-piloto começou em 2013, a partir da iniciativa de voluntários do centro de ioga Ganapati.
De acordo com a vice-diretora, Miriam Narvaz, desde o ano passado os professores participam de aulas semanais, onde aprendem técnicas para trabalhar com os estudantes. Neste ano, os profes começaram a desenvolver os exercícios com os alunos. Conforme Miriam, as atividades são feitas no começo da aula, depois do recreio e no final da aula. A cada mês os exercícios são diferentes. Miriam destaca o objetivo do projeto:
"A ideia é essa da concentração e do equilíbrio. Algumas atividades são justamente, como eles forçam muito na escrita, para a mão, o pulso, o ombro e para as tensões, envolvendo tudo isso. E também a questão da postura", explica.
A estudante Yasmin Dalmoro Scopel, 14, conta que já praticava ioga antes do projeto chegar à escola e que achou muito bem-vinda a ideia de trazer a prática para a sala de aula. A estudante explica como os exercícos podem ajudar no dia a dia dos alunos:
"É bom porque às vezes nós chegamos muito cansados, muito ativos ainda do recreio e não estamos preparado para a aula. A ioga acalma, nos deixa mais preparados e mais relaxados. Poder fazer um exercício de alongamento é muito melhor para conseguir aproveitar o resto da aula, já que ficamos quatro horas sentados, abaixados, escrevendo", relata.
Para 2015, a proposta é praticar o ioga com os alunos do turno da manhã, já que hoje o projeto atende alunos que estudam à tarde e à noite. Um questionário vai ser aplicado aos estudantes no final do ano para que eles avaliem como foi participar da iniciativa pioneira.
Outras escolas que desejem levar o ioga para mais perto da gurizada, podem procurar a direção da Caldas Júnior.
Ouça a reportagem na íntegra