Começou na manhã desta quarta-feira (29) a obra de construção de um desvio de 300 metros ao lado da ponte interditada na BR-287, entre São Pedro do Sul e Mata, na Região Central, que permitirá o tráfego de veículos. Por volta das 11h era feita a limpeza do local. Depois, serão colocadas pedras no trecho para que haja posterior drenagem. O último passo será o asfaltamento. O processo deverá ser concluído em 15 dias, caso não chova.
Enquanto a obra não é finalizada, os motoristas têm como alternativa a BR-158 e uma balsa. A embarcação liga os municípios e fica na localidade de Vila Clara. Para ir até a balsa pelo lado de Mata são 12 quilômetros de estrada de chão. Para pegar o transporte por São Pedro do Sul, são 20 quilômetros até Vila Clara. A viagem dura cerca de 20 minutos e custa R$ 10 para carros de passeio e R$ 7 para motocicletas. Para ter acesso aos municípios de Mata, Santiago e aos da Fronteira Oeste a partir de Santa Maria, a viagem se estende por 120 quilômetros a mais a partir da BR-158.
Conforme a construtora Sogel, especialista em pontes, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a estrutura da ponte terá de ser implodida caso não caia sozinha. O processo pode levar até 30 dias. Depois, haverá a abertura de processo licitatório. Após a demolição e de a empresa ser escolhida, a construção de uma nova travessia deverá levar mais de seis meses para ser concluída.