Os funcionários do Banrisul em greve decidem o futuro da mobilização em Porto Alegre em assembleia na tarde desta segunda-feira (27). O encontro, a partir das 14h, será realizado no auditório da Igreja da Pompeia, no Bairro Floresta. A paralisação completou 28 dias.
A tarde também será de mobilização no interior do estado com representantes das oito bases sindicais filiadas à Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras do Estado (Fetrafi-RS) que seguem paradas. São elas: Novo Hamburgo, Santa Maria, Santiago, Santo Ângelo, São Leopoldo, Uruguaiana, Vacaria e Vale do Caí.
Já voltaram ao trabalho os servidores do Banrisul ligados a outros 29 sindicatos vinculados à Fetrafi. Os funcionários ligados ao Sindibancários, que representa Porto Alegre e mais 14 municípios da região metropolitana, segue na paralisação.
O item principal da pauta dos bancários é a definição do plano de carreira. Depois que os funcionários rejeitaram proposta encaminhada em reunião de mediação no Tribunal Regional do Trabalho, a direção do Banrisul ajuizou o dissídio coletivo.