Em Santa Maria, a campanha eleitoral se intensificou nas ruas nesses últimos dias, inclusive, com a presença dos candidatos junto aos cabos eleitorais nas ruas do Centro. Apesar da ação intensiva e do corpo a corpo, típico das vésperas de uma eleição, são poucos casos de irregularidades registrados pelo Cartório Eleitoral. De acordo com o chefe do cartório da 147ª Zona Eleitoral, Fábio Peixoto, foram contabilizadas, até o momento, 16 situações envolvendo irregularidades. Segundo ele, a maior parte desses casos envolve, basicamente, denúncias de propaganda indevida:
“Tivemos 10 procedimentos arquivados. No momento, há cinco situações, em análise, na Procuradoria Regional Eleitoral e ainda uma situação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”.
E encerra nesta quinta-feira (2) a campanha eleitoral de primeiro turno na televisão. No rádio, as inserções político-partidárias também já tiveram fim. Hoje também é o último dia para a realização de comícios.
De acordo com as regras de propaganda eleitoral, até amanhã podem ser publicados materiais pagos nos veículos impressos. Já no sábado, termina a propaganda eleitoral nas ruas com uso de alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8h e 22h. As carreatas, caminhadas, passeatas e a distribuição de material gráfico também só poderão ser feitos até as 22h da noite de sábado, hora limite para a retirada dos cavaletes das ruas.
Em eventual segundo turno, tempo de espaço será igual
Caso haja segundo turno, a propaganda no rádio e na televisão retorna 48 horas após a promulgação do resultado do primeiro turno, o que, geralmente acontece na segunda-feira. As duas candidaturas irão dividir igualmente o bloco de 20 minutos. Nas ruas, a campanha pode recomeçar às cinco da tarde de segunda.