A Guarda Municipal realizou um protesto pelas ruas do Centro de Santa Maria na manhã desta sexta-feira (31). A categoria reclama da redução das escalas dos plantões que faz com que o salário seja reduzido em até 40%. Cerca de 40 homens saíram da Vila Belga em direção ao prédio da SUCV em busca de uma reunião com o prefeito Cézar Schirmer (PMDB).
No início do mês de julho, uma decisão da justiça da 1ª Vara Especializada em Fazenda Pública de Santa Maria determinou que a prefeitura fornecesse, em até 30 dias, uniformes e equipamentos adequados para os 163 guardas municipais. O material estava com um ano de defasagem. O prazo foi prorrogado até este mês. Caso houvesse descumprimento, que foi o que aconteceu, a prefeitura ficaria proibida de empregar os servidores em atividades de campo. Os agentes, então, só desempenhariam serviços internos.
Com a limitação, a escala de plantões foi revista. Eles passaram a durar 8h ao invés de 12h, diminuindo o ganho mensal. Na noite da última quinta-feira (30), a categoria foi informada da decisão da justiça, que saiu quarta-feira (29), em reunião com o secretário de Mobilidade Urbana Miguel Passini.
Gaúcha
Guarda Municipal realiza protesto em Santa Maria
Categoria reclama da diminuição do salário em função da redução de escalas
João Pedro Lamas
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project