A greve no Banrisul chegou ao 24º dia nesta quinta-feira (23), sem previsão de término. A assessoria do Banrisul e o Sindicato dos Bancários não possuem um balanço sobre o número de agências fechadas em Porto Alegre devido à mobilização.
No interior do estado, de acordo com a direção do Banrisul, os servidores voltaram ao trabalho hoje em Caxias do Sul, Horizontina e Rio Pardo. A paralisação segue, portanto, em 15 das 38 bases sindicais filiadas à Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras do Estado (Fetrafi/RS).
Tensão adia assembleia
O Sindicato dos Bancários em Porto Alegre e região adiou para segunda-feira (27) a assembleia que estava marcada para hoje. O encontro será às 14h no Salão de Eventos da Igreja Nossa Senhora da Pompéia, no bairro Floresta. Segundo o Sindibancários, a transferência ocorreu por uma questão de "segurança e organização". O evento foi inviabilizado pela tensão entre os funcionários que querem manter a greve e aqueles que querem terminar com a paralisação.
Plano de carreira
O item principal da pauta dos bancários é a definição do plano de carreira. A questão é discutida com a direção do banco desde 2011. Depois que os funcionários rejeitaram proposta encaminhada em reunião de mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a direção do Banrisul ajuizou o dissídio coletivo. O TRT concedeu prazo para contestação pela Fetrafi. Ainda não há data para julgamento do impasse.