O candidato ao governo do Estado pelo PMDB, José Ivo Sartori, cumpriu agenda de campanha em Pelotas e Rio Grande na tarde desta terça-feira (21). Em Pelotas, foi recebido pela classe empresarial na Associação Comercial de Pelotas (ACP). Com a presença de cabos eleitorais, políticos e assessores, Sartori defendeu parcerias pública privadas e concessões para ativar a economia gaúcha. Sobre Pelotas, apenas falou sobre a valorização do patrimônio histórico, como manter a fachada dos prédios. Disse ainda que, quando prefeito de Caxias do Sul, criou o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico.
Sartori reafirmou ser um representante do Interior gaúcho. "Essa história de dizer que vou esquecer da Zona Sul é bobagem".
Ele também falou sobre a verticalização política no segundo turno. "Nunca tive problemas com o ex presidente Lula nem com a presidente Dilma. Eu mesmo disse ao Michel que a nossa coligação apoiaria o Aécio", afirmou o candidato sobre o apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB), em detrimento à chapa de Michel Temer (PMDB), candidato a vice de Dilma Roussef (PT) e do mesmo partido de Sartori. Após entrevista a uma rádio local, ele seguiu em caminhada com eleitores no calçadão de Pelotas.
Seguindo agenda em Rio Grande, Sartori esteve na Câmara do Comércio, onde recebeu lideranças locais. Ele defendeu os investimentos para a modernização do Porto público e o fortalecimento da parte privada. O candidato também recebeu reivindicações de policiais militares e prometeu mais medidas de segurança. Com dezenas de militantes, o candidato visitou o Mercado Público de Rio Grande e seguiu para o aeroporto da cidade. A visita durou menos de uma hora.