A chuva dessa terça-feira (30) ainda provoca interrupções no transporte de balsas nas regiões Norte e Noroeste do Estado. Na RS-150, em Vicente Dutra, a balsa que liga o município a Mondaí, em Santa Catarina, não está operando. O serviço também foi interrompido em Porto Mauá, no noroeste gaúcho, devido à cheia do Rio Uruguai. Às 8h desta quarta-feira (1º) o rio estava com quase 15 metros acima do nível normal. De acordo com dados da prefeitura, a situação deve começar a se normalizar a partir das 20h de hoje.
O acesso terrestre a Cotiporã, na Serra, foi liberado nesta manhã após a cheia do Rio das Antas ter encoberto a passagem na segunda-feira. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o quilômetro 48 da RS-305, entre Horizontina e Crissiumal também foi liberado hoje. Durante a terça-feira, a estrada ficou bloqueada porque foi encoberta pelo Rio Buricá.
A chuva também deixa dezenas de famílias desabrigadas, principalmente no norte e noroeste gaúcho, região mais atingida. Em Santa Rosa, 30 pessoas estão em casas de amigos e parentes após cheia do Rio Pessegueirinho. Segundo a Defesa Civil da cidade, 60 residências foram alagadas. Na terça-feira, 150 moradores tiveram que deixar suas casas devido à inundação. Em Cerro Largo, na Região das Missões, duas famílias ainda estão abrigadas no Parque de Exposições do município.
Ontem, em Cerro Largo, 40 pessoas tiveram que abandonar suas casas devido à forte chuva que atingiu a região. A prefeitura de Caiçara está em estado de alerta porque há possibilidade de novas inundações. Quinze famílias estão desabrigadas no município. Iraí, também no Norte gaúcho, o Rio do Mel transbordou e inundou duas casas, obrigando a retirada dos moradores. Já em Campina das Missões são quatro famílias desalojadas, enquanto em São José do Inhacorá, duas.
Previsão do tempo
A previsão é de tempo úmido no Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Amanhã o tempo abre e o sol aparece na maioria das regiões do Estado.