A partir dessa terça-feira (16), o juiz Ulysses Louzada dará início à fase dos depoimentos das testemunhas de defesa do processo criminal do Caso Kiss. Ao todo, entre os dias 16 e 30, serão ouvidas 50 pessoas em 11 audiências em Santa Maria. De acordo com cronograma divulgado pelo Tribunal de Justiça (TJ) gaúcho, serão escutadas de três a cinco testemunhas por audiência até o dia 14 de outubro. Também estão previstas oitivas por carta precatória em Tupanciretã, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e ainda em Chapecó, em Santa Catarina.
Primeiro, serão ouvidas as testemunhas indicadas pela defesa de Marcelo Jesus dos Santos, vocalista da banda Gurizada Fandangueira. Depois, serão escutados os nomes apresentados pela defesa de Luciano Bonilha Leão, produtor da banda. Por fim, o juiz irá ouvir os depoentes dos dois sócios da boate - Elissandro Spohr, o Kiko, e Mauro Hoffmann. Em junho, foi concluída a etapa dos depoimentos de testemunhas de acusação, quando 16 pessoas foram ouvidas.
Processo está em fase de instrução
O processo, no momento, está na fase de instrução. Ou seja, busca contempla a produção de provas e, igualmente, as oitivas de testemunhas. O processo contabiliza a coleta de depoimentos de 114 sobreviventes e de 16 testemunhas de acusação.
Ao fim dessa fase, caberá ao juiz Ulysses Louzada decidir pela realização ou não de novos depoimentos. Na sequência, deverá ocorrer a fase de interrogatório dos réus. Após isso, o magistrado se posiciona se os réus irão, por exemplo, a júri ou julgamento comum.