O torcedor gremista Rodrigo Rysdyk, conhecido como o Alemão da Geral, está proibido de assistir aos jogos do Grêmio no estádio. A decisão cautelar proferida na manhã desta terça-feira (23) pelo juiz Marco Aurelio Martins Xavier, do 2ª Vara Criminal e Juizado do Torcedor, vale, até a conclusão do processo, tanto para as partidas na Arena quando para os jogos em que o clube gaúcho não tiver o mando de campo ( jogar fora de casa).
Rodrigo é acusado de ameaçar, em grupo, outro torcedor durante o Gre-Nal do dia 10 de agosto. A vítima registrou ocorrência argumentando que o Alemão da Geral fez "gestos em sua direção como se fosse atirar", conforme descreve a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça (TJ-RS). O juiz Marco Aurélio Xavier ressalta que o torcedor já tem histórico de envolvimento em brigas nos estádios de futebol e diz que a conduta de Rodrigo faz parte de um processo de evolução da violência:
"O que agrava os fatos ocorridos, principalmente, por representarem atos de instigação aos demais integrantes da torcida, com riscos a pessoas inocentes", defende.
Nos dias em que o Grêmio entrar em campo, Rodrigo terá de se apresentar na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento da Capital. O torcedor terá de se apresentar meia-hora antes do início da partida e permanecer no local até o término do jogo. A reportagem da Rádio Gaúcha tentou entrar em contato com Rodrigo Rysdyk, mas não obteve resposta.