Pelo menos cinco pessoas foram alvos de um falso médico que tentava, por telefone, tirar dinheiro de parentes de pacientes internados em duas instituições de saúde de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste gaúcha. No entanto, ninguém caiu no golpe, aplicado nos últimos dois dias. Segundo a Polícia Civil do município, o criminoso ligava para a casa da vítima, que tinha um parente internado, apresentava-se como médico e dizia que o paciente precisaria passar por uma cirurgia de urgência.
Porém, para que isso ocorresse, o impostor solicitava um depósito de R$ 1,8 mil em uma conta corrente indicada. O falso médico, além do telefone das vítimas, sabia também o nome completo dos pacientes internados e qual o tratamento que estavam fazendo. A dona de casa Lúcia Regina dos Santos Har, de 55 anos, cujo marido está internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia, afirma que só deixou de depositar o valor solicitado, nessa quarta-feira (24), porque já tinha passado das 16h e os bancos estavam fechados:
"Ele disse que era o médico da UTI e que ele [o marido de Lúcia] precisava de um exame fora do hospital. Ele pediu para eu depositar, daí eu disse que já tinha passado do horário do banco. Ele me deu o número da conta e tudo e pediu para que eu depositasse no dia seguinte, até as 10h, no nome de Regina Barbosa. Ele se apresentou como doutor João Augusto, mas o nome do médico do meu marido é outro. Foi aí que eu eu desconfiei", relata.
As ligações para as vítimas eram feitas de número telefônico com DDD 66, que corresponde ao estado do Mato Grosso. Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Civil de Santana do Livramento abordou um moto-boy que tentou buscar o dinheiro na casa de uma das vítimas para, em seguida, efetuar o depósito bancário. No entanto, o motociclista alegou que o serviço foi solicitado por telefone e que não conhecia o cliente criminoso. Embora o número telefônico utilizado para tentar aplicar o golpe seja o mesmo, as contas correntes disponibilizadas para depósito eram diferentes.
A Polícia Civil do município ainda não sabe afirmar como o criminoso tinha acesso aos dados dos pacientes internados no Hospital Santa Casa de Misericórdia e no Centro Hospitalar Santanense. Até as 17h25 desta quinta, duas vítimas já haviam registrado ocorrência na delegacia da cidade. Outras três pessoas são aguardadas para os próximos dias.
Gaúcha
Falso médico tenta aplicar golpe com pacientes internados em Santana do Livramento
Polícia Civil ainda não tem pistas do criminoso
Cristiano Goulart
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project