Durante a greve dos bancários prevista para começar na próxima terça-feira (30), os clientes terão diversas opções para grande parte das transações a que estão habituados. Os setores de autoatendimento, onde ficam os caixas eletrônicos, estarão liberados. As agências lotéricas também funcionarão normalmente. Há ainda a possibilidade de realizar operações diretamente nos sites das instituições ou através de aplicativos.
“A greve foi definida com antecedência para que os clientes possam se organizar”, destaca o diretor da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS).
A exemplo de paralisações em anos anteriores, a maior adesão nos primeiros dias deve ocorrer entre as instituições públicas. Segundo a Fetrafi-RS, até a manhã desta sexta-feira (26), os sindicatos regionais da Região Metropolitana, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Litoral Norte. A decisão dos demais deve ser conhecida nas próximas horas.
Porto Alegre
Em Porto Alegre, a assembleia que decidiu pela greve foi realizada na noite de quinta-feira (25) no Clube do Comércio. Uma nova reunião da categoria ocorrerá na próxima segunda-feira, no mesmo lugar, para a definição das ações grevistas.
Propostas
A categoria negou a proposta de reajuste de 7,5% no piso nacional dos bancários e 7% nos demais salários, apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A categoria pede reajuste de 12,5%, além de melhorias no plano de participação em lucros e resultados, acréscimos no vale-alimentação, revisão de metas consideradas abusivas, entre outros itens.
Ao todo, o estado conta com 38 sindicatos regionais.