Um ônibus da prefeitura de Charqueadas, na Região Metropolitana, foi barrado por colonos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) por volta das 12h desta terça-feira na saída do município, na ERS-401. Dentro do veículo estavam 29 crianças e adolescentes da rede municipal, que são transportados diariamente para escolas de Charqueadas.
De acordo com a Brigada Militar, o veículo ficou retido por 30 minutos e ninguém foi agredido. Os sem-terra exigem que 18 filhos de assentados também sejam recolhidos no acampamento e levados pelo ônibus escolar. Porém, a secretária de Educação de Charqueadas afirma que eles pertencem à rede estadual e não têm direito ao benefício:
Número de famílias sem-terra cadastradas despenca no RS
Áreas improdutivas estão em extinção no Estado
- Estamos negociando com a prefeitura de Eldorado do Sul para que eles sejam atendidos. Eles (colonos) querem que as crianças sejam deixadas às margens da BR-290, sem parada. É preocupante largar os alunos na beirada de uma faixa - explica Norma Anjolin Cairuga.
Nenhum colono foi detido, segundo a polícia. Após o incidente, a Procuradoria de Charqueadas se reuniu com o Ministério Público para definir se os assentados serão denunciados por cárcere privado.