O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Planalto foi atingido por um incêndio na madrugada desta quinta-feira em Santana do Livramento. O fogo atingiu o palco do espaço, exatamente o local que vai receber um casamento gay e de outros 28 casais heterossexuais no sábado.
Há um mês, o patrão do CTG, Gilbert Gisler, também conhecido como vereador Xepa, recebeu uma ligação anônima em seu gabinete. Conforme ele, a denúncia era de que um grupo se organizava para "acabar com a cerimônia, nem que para isso tivessem que dar um pau nesse tal de xepa, dar um jeito na juíza e botar fogo no CTG". A ameça foi registrada na Polícia Civil.
Uma moradora conta ter visto quatro homens - um negro de chapéu e outros três brancos - em um Gol branco em um bar próximo do CTG, cerca de 400 metros da agremiação. Os homens teriam esperado o patrão Xepa sair do local. Após a saída do patrão, que mora ao lado do CTG, os homens teriam ido até o local com garrafas pet contendo uma mistura que acredita-se ser coquetel molotov. Eles saíram do bar rindo e em seguida começou o fogo.
Participe
Qual o motivo para a intolerância em torno do casamento homossexual?
Fogo
CTG que vai sediar casamento gay é incendiado em Santana do Livramento
Fogo atingiu palco da agremiação, o local que vai celebrar as uniões
GZH faz parte do The Trust Project