Santa Maria deve ser destino de um investimento milionário de uma rede de hotéis. A GJP Hotels & Resorts e a consultoria gaúcha M.Stortti estão à frente de um projeto de expansão da sua rede para o Sul do país. As duas empresas pretendem viabilizar o Projeto Hotelaria Sul Brasil.
Ao todo, as empresas pretendem construir 19 hotéis de categoria econômica no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Um deles em Santa Maria. Além do município da Região Central, também há investimentos previstos para Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Pelotas e São Leopoldo.
Cada unidade deve ter um investimento próprio de cerca de R$ 20 milhões, o que totaliza um montante de R$ 380 milhões.
Para Santa Maria, o grupo deve viabilizar um hotel. Já há um terreno em vista para o empreendimento no bairro Nossa Senhora das Dores, região nordeste da cidade. Contudo, há outras áreas da cidade que também são avaliadas. As possíveis áreas para o empreendimento foram mapeadas e apresentadas pela prefeitura ao grupo.
O hotel a ser erguido no município, seria um modelo econômico, e prevê de 100 a 125 apartamentos. Além de um centro comercial com serviços complementares como áreas de alimentação, bancos, farmácias, entre outros.
Para o próximo dia 27, Guilherme Paulus, que é presidente da GJP e fundador da CVC, estará em Santa Maria. Ele deve vir firmar um convênio de parceria com a prefeitura municipal.
Tratativas entre prefeitura e rede de hotéis já ocorrem há meses
A secretária de Turismo de Santa Maria, Norma Moesch, afirma que as tratativas entre o governo municipal e o grupo já acontecem há alguns meses. Embora ela mantenha um tom comedido quanto ao teor das conversações, Norma acredita que com a confirmação do investimento, o município se coloca em posição de destaque no ramo da hotelaria:
"Essa pretensão de investimentos deles em Santa Maria é extremamente positiva. Santa Maria terá, certamente, com esse empreendimento uma perspectiva fantástica de novos empreendimentos na área. Estamos trabalhando para consolidar o município e a região na rota turística e, igualmente, para colocar o município no caminho da rede de hotelaria".