A tão aguardada obra que viabilizará uma cortina de contenção no morro, que fica às margens da BR-158, entre Itaara e Santa Maria, está mais próxima de virar realidade. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), assinou com a Geosonda, empresa de São Paulo, o contrato para o início da obra que prevê a construção de um muro de 150 metros de extensão no trecho da rodovia, que fica no quilômetro 317.
A obra é de extrema importância, uma vez que a rodovia já enfrentou desmoronamento semelhante em 2010. No final de junho deste ano, a pista, de três faixas, que fica no quilômetro 317, cedeu e apresentou rachaduras após forte chuva. A assinatura da ordem de serviço para o começo dos trabalhos, que deve durar oito meses, acontecerá na próxima semana.
Recomposição da pista está sendo feita
O Dnit e a empresa que administra o trecho da BR-158 também estão realizando a recomposição da pista. Os serviços são feitos no trecho, que fica um pouco antes de chegar à ponte do Vale do Menino Deus (mais conhecida como Garganta do Diabo).
Os trabalhos devem ser finalizados nos próximos dias. Mesmo após o fim dessa obra, o trânsito continuará em duas pistas, uma para subir e outra para descer. E a sinalização no local será mantida. A retirada da sinalização e a liberação por completa da pista apenas será feita depois de concluída a obra do muro, assegura o escritório local do Dnit.