A Prefeitura de Flores da Cunha recebeu uma habilitação do Ministério das Cidades, no início deste mês, para construir 112 apartamentos de moradia popular no Bairro União por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Serão contempladas pessoas da chamada faixa 1, aquelas com renda familiar de até R$ 1,6 mil. O pagamento é feito em 10 anos, com o comprometimento de apenas 5% da renda familiar.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Espíndola, a licitação que vai escolher a empresa vencedora será lançada entre segunda e terça-feira da semana que vem. Atualmente 256 famílias estão na fila de espera para receber uma moradia popular no município.
"Nós acreditamos que a partir de uma avaliação criteriosa, nós diminuamos um pouco esse número, mas mesmo assim com essas 112 unidades contempladas, nós vamos com certeza diminuir mais de 50%, até 60% do déficit, nessa faixa de renda", explica.
As novas unidades devem ser construídas em um terreno ao lado de um loteamento popular em construção também no Bairro União, onde outros 80 apartamentos do programa habitacional estão em fase de construção, com 35% das obras concluídas.
A previsão é que as novas moradias fiquem prontas em dezembro de 2015.