Os uniformes escolares para os alunos da rede municipal, em Porto Alegre, que deveriam ter sido entregues este ano, poderão chegar aos alunos somente em 2015. O atraso acontece mais uma vez devido à demora por parte da empresa contratada pela prefeitura para produzir as peças. A informação é da secretária municipal de educação, Cleci Jurach.
O processo de compra de 45 mil kits (incluindo uniformes para o inverno e para o verão) teve início em fevereiro. O custo total é de quase R$ 4 milhões. O cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação previa a entrega dos uniformes em julho, durante o recesso escolar. No entanto, o prazo que consta no contrato firmado com a empresa Triunfo Imporadora permite a entrega das peças até o dia 9 de setembro, faltando três meses para o fim do ano letivo.
Diante do impasse, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) já estuda fazer o repasse dos uniformes aos alunos somente no ano que vem.
"A pergunta que fica é se valerá a pena nós entregarmos agora. Até concluirmos a entrega, o aluno passará a usar o uniforme possivelmente em outubro. Dezembro é o encerramento do ano letivo. Acreditamos ser pouco uso para um investimento tao grande", explicou a secretária Cleci Jurach.
Uma reunião com os diretores das escolas municipais e a Smed) foi marcada para a próxima segunda-feira com o objetivo de definir o que será feito a partir de agora.