Muitos mitos e verdades circulam entre os pais na hora de lidar com o dia o dia dos filhos com as tarefas escolares. Enquanto alguns casais preferem se manter distantes, buscando criar em suas crianças um senso de responsabilidade, outros se mantêm por perto o tempo todo, no objetivo de ressaltar a importância do trabalho realizado pelo filho. Ambas as atitudes, se exageradas, são prejudiciais nos primeiros anos de estudos e precisam ser dosadas para criar um ambiente confortável ao desenvolvimento das crianças.
As especialistas Itamara Teixeira Barra, coordenadora do ensino fundamental e Marta Cesaro, coordenadora pedagógica, dão algumas dicas de como proceder no cotidiano com relação às tarefas diárias, locais e horários de estudo e comportamento dos pais na rotina escolar dos filhos. Confira:
Definir um local e horário adequados ao estudo dos filhos
Quando pequenos, é importante que os filhos tenham uma rotina fixa, estabelecida e organizada pelos pais, a respeito de seus deveres e diversão. O ideal é que o tempo reservado aos estudos seja quando a criança estiver descansada, antes de outras atividades extras, como prática de esportes ou aulas de inglês. "Além disso, cada criança tem o seu próprio tempo e ritmo que devem ser observados pelos pais, a fim de se estabelecer um horário de estudos e encaixá-lo em meio a outras atividades, sem torná-lo cansativo e desestimulante", ensina Itamara Barra.
Nesse período, é importante deixar a criança longe de distrações, como TV e celular, e em um ambiente silencioso e calmo. "A criança deve ter um local apropriado para o dever. Esse local deve ser bem iluminado, longe de conversas e barulhos que possam tirar a atenção dela naquilo que está fazendo", diz a especialista.
Segundo a coordenadora, esses pontos ajudam a criar autonomia na criança para que ela estabeleça, futuramente, sua própria rotina. "Os pais construirão com os filhos um ritual para execução de tarefas. No momento [em que cresce], espera-se que a criança seja capaz de gerenciar seu tempo".
Se interessar pela rotina escolar da criança
As duas especialistas concordam que é dever dos pais mostrarem-se interessados não só no desempenho escolar dos seus filhos como em todas as suas atividades. A coordenadora Marta Cesaro diz ser aconselhável reservar um tempo e acompanhar os filhos durante os estudos, mas não os supervisionem o tempo todo.
"Quem estiver acompanhando a criança deve consagrar um lugar para que ela realize suas atividades e estudos com certa independência. Quando o filho acabar, o pai ou a mãe podem pedir para olhar, não para fazer uma vistoria, mas no sentido de se envolver, participar, estimular e valorizar a criança", explica Marta Cesaro.
Itamara ressalta que os filhos devem ser orientados na vida escolar, mas também devem ter autonomia para realizar as tarefas. "A criança precisa sentir que é a responsável por ela, também tem uma ocupação e aquele é o dever dela, não dos pais".
Nunca fazer a lição de casa no lugar da criança
Para as duas especialistas, um dos erros mais comuns dos pais ao lidar com a rotina de estudos de seus filhos é fazer a lição no lugar deles. Segundo elas, na ânsia de ajudar as crianças a resolverem suas dificuldades, os pais acabam explicando o conteúdo a sua maneira ou corrigindo os erros dos filhos.
Volta às aulas
Dicas para ajudar as crianças a criar responsabilidade nos estudos
Especialistas orientam pais a como agir corretamente na vida escolar dos filhos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: