Muito mais do que uma conversa banal no muro de casa e da eventual troca de favores, a boa relação entre vizinhos faz bem ao coração. A curiosidade foi revelada por um estudo do departamento de Psicologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que aponta que boas relações com a comunidade reduzem o risco de ataque cardíaco em pessoas com mais de 50 anos.
Moradoras da Rua Doutor Murtinho, no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, a dona de casa Márcia Marcelo Mello Cruz, 43 anos e a representante comercial aposentada Leila Gussi, 63 anos, vivem uma em frente a casa da outra e diariamente esticam o papo enquanto varrem suas calçadas. Falam sobre o clima, dos problemas da rua ou do noticiário. O hábito parece corriqueiro mas é indissociável de suas rotinas. Tão apegada a quem vive por perto, Márcia não se imagina sem esta convivência.
- Imagina ficar isolada? Não tem como não ter quem cumprimentar de manhã. Todos os dias, tenho todos os meus vizinhos para cumprimentar _ comenta Márcia, aos risos.
- Se eu vou varrer a calçada, ao invés de uma, levo duas horas porque paro para conversar com todo mundo que passa. A vizinhança aqui é muito boa. É uma maravilha - comemora Leila.
Comportamento
Saiba por que ter um vizinho legal faz bem ao coração
Você convive bem com quem mora próximo à sua casa? Estudo recém-divulgado mostra que boas relações com o vizinho reduzem o risco de ataque cardíaco
Jeniffer Gularte
Enviar email