Entre 100 e 150 servidores municipais de São Gabriel estão paralisados nesta segunda-feira (9). Eles se reuniram durante a manhã em frente à prefeitura. Entre as principais reivindicações estão a revisão do plano de carreira, o pagamento retroativo do piso nacional do magistério e o aumento no vale alimentação de R$ 220 para R$ 280.
Uma reunião estava marcada para hoje com o prefeito Roque Montagner. Porém, segundo a prefeitura, um compromisso que não estava previsto impediu o encontro. Os manifestantes começaram a ser ouvidos pelo chefe de gabinete no fim da manhã. A maioria dos servidores mobilizados é da área da saúde, assistência social, educação e de setores administrativos.
Os organizadores da paralização afirmam que a mobilização foi organizada de modo que nenhum serviço fique desatendido. Uma reunião dos servidores com o prefeito está marcada para esta quarta-feira (11). Não é descartada a possibilidade de paralisação geral. Ao todo, São Gabriel tem cerca 600 servidores, além de cerca de 550 professores municipais.