Os argentinos que vêm ao Brasil para acompanhar a Copa do Mundo garantem até 60% de ocupação para hotéis de São Gabriel. O maior movimento ocorre nos dois principais estabelecimentos, que ficam às margens da BR-290 e na entrada da cidade. Cerca de 150 estrangeiros têm passado as noites em cada um desses hotéis.
Os estabelecimentos do centro do município não têm tanto movimento e registram cerca de 20% de ocupação por parte dos argentinos. A prefeitura disponibiliza um ponto de informações turísticas na entrada da cidade para oferecer opções gastronômicas, de hotelaria e rotas turísticas com foco no turismo histórico, já que a cidade conta com prédios restaurados.
Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, o aumento do movimento nas ruas e no comércio é pequeno. As gerências dos hotéis explicam que a maioria dos estrangeiros passa apenas uma noite na cidade, antes de seguir viagem em direção a Porto Alegre para acompanhar a partida de quarta-feira (25) entre Argentina e Nigéria no estádio Beira-Rio.
Os argentinos normalmente chegam sem reserva, mas já estão garantindo hospedagem para a viagem de volta. A expectativa do hotel mais movimentado é de que essa ocupação se mantenha nos próximos dias, com um total de 500 a 600 hóspedes argentinos.