Uma audiência pública na Câmara de Vereadores é a nova etapa na luta de ciclistas por maior espaço no trânsito de Caxias do Sul. O encontro foi solicitado pelos grupos Massa Crítica e Caxias sobre Duas Rodas. Os ciclistas apontam 16 ruas da área central da cidade que teriam condições de receber ciclovias.
Entre elas estão, Os 18 do Forte, 20 de setembro, Feijó Júnior, Coronel Flores e Alfredo Chaves. De acordo com o integrante do Massa Crítica, Luciano Pacheco, as vias poderiam receber ciclovias que facilitariam o fluxo na área. Mas a principal mobilização é com a Rua Sinimbu, já que ela vai receber intervenções para a criação de mais um corredor de ônibus previsto no Sistema Integrado de Mobilidade, o SIM Caxias. A ideia é aproveitar as obras para a criação da faixa para pedaladas.
Até agora, no entanto, nenhuma garantia foi dada pela prefeitura. Nesta quinta-feira, ciclistas se reuniram com o prefeito Alceu Barbosa Velho, que prometeu estudar as propostas apresentadas. Enquanto isso, o movimento realiza um abaixo assinado para que o projeto possa ser avaliada pelo Legislativo. A mobilização precisa receber de 15 a 16 mil assinaturas para que possa ser analisada pelos vereadores. Ainda assim, Pacheco considera a audiência pública uma possibilidade de esclarecer a demanda dos ciclistas.
"A gente hoje ocupa um espaço na Câmara de Vereadores para esclarecer isso à comunidade, mas esclarecer aos vereadores principalmente, porque a aprovação mais adiante do nosso projeto vai passar pela Câmara. Caberá ao vereador aprovar ou não e dar sequência depois da assinatura do prefeito", diz.
A audiência pública é realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação e começa às 18h30min no plenário da Câmara. Quem quiser participar do abaixo assinado encontra o link no blog Pedala Brasil.