Cerca de 60% dos estabelecimentos que foram interditados por falta de alvarás em 2013 já conseguiu regularizar a situação e reabrir as portas. A informação é da Secretaria da Indústria e Comércio (SMIC), que fiscalizou mais de duzentas casas noturnas no ano passado. Em 2014, os fiscais começaram a voltar aos mesmos lugares para verificar se as regras estão sendo seguidas. Desde março, oito casas noturnas foram fechadas. A última foi essa madrugada. A casa noturna Mansão foi interditada por falta de alvará.
Conforme o diretor de fiscalização da SMIC, Rogério Stockey, os empresários vem encontrando dificuldade de obter a liberação por conta da lei Kiss, que é bem mais rigorosa do que a legislação anterior.
- Nós verificamos que há uma dificuldade por parte do empresariado de cumprir todas as normativas presentes na atual lei, mas muitas casas em Porto Alegre estão operando com alvará do corpo de bombeiros
Conforme Stockey, poucos alvarás foram concedidos desde a passagem da nova lei. A prefeitura aguarda ser notificada das mudanças na lei Kiss para decidir como vai agir, mas o diretor avaliou a mudança como favorável.